SOBRE

VENANCIO DA LUZ
Compositor, guitarrista e flautista, natural de Uruguaiana-RS. Atuou como flautista na Orquestra Sinfônica de Santa Maria e na Banda Sinfônica da UFSM entre 2016 e 2019. Participa regularmente dos grupos Tum Toin Foin – Orquestra de Câmara, encabeçado por Arthur de Faria, do grupo Gabriel Romano e Equilíbrio Dinâmico, e na banda do cantor André Paz. Desde 2022 lidera seu sexteto instrumental dedicado à exploração da mistura entre o rock, a música gaúcha e a música escrita. O sexteto, formado por Venancio, Gabriel Romano, Bibiana Turchiello, Lucas Fê, Tamiris Duarte e Jean Carlo Godoy, realizou sua primeira gravação em 2022, no estúdio da Pedra Redonda, na forma do EP “Tálago”, que marca o primeiro trabalho de Venancio com o coletivo de artistas da Pedra Redonda. Desde então, desempenha trabalhos enquanto músico e arranjador dentro do coletivo, tais como arranjador no show “Vim Pra Sujar o Branco do Dia”, sob direção musical de Pedro Borghetti e como produtor musical do single “Silêncio dos Célebres”, em parceria com a cantora Paola Kirst e Kiai Grupo. Outras realizações importantes foram o show no Festival Pira Rural, o Festival Quintal da Pedra Redonda, e o show no Teatro CHC da Santa Casa, todos apresentando o repertório autoral com o sexteto.
Em Santa Maria iniciou seu trabalho com música instrumental através do Trio Abaporu em 2019, ano em que também foram agraciados com o prêmio SantaMúsica com a primeira obra autoral do grupo. Em 2020 recebeu o troféu Cigarra de melhor instrumentista do festival “Tertúlia da Canção Nativista”. Ainda no mesmo ano, lança o EP “Chucro”, que reúne um hepteto instrumental e mistura as sonoridades de instrumentos como a flauta, violino e fagote com a guitarra e bateria. Desde então desenvolve esse trabalho solo que bebe das águas do rock progressivo, da música de câmara de concerto e da música gaúcha e brasileira.
Estudou música durante 4 anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cursando “Música – Licenciatura” e “Música – Bacharelado em Flauta Transversal”, em grau incompleto, onde foi aluno de professores como o flautista-compositor Alexandre Eisenberg, Pablo Gusmão e Pedro Personi. Estudou composição com os professores Felipe Senna, no Festival Internacional Sesc de Música, Márcio Echeverria Gomes, que é mestre em composição pela Escola Superior de Música da Cataluña (ESMUC), e Marcelo Vaz, tecladista, compositor e arranjador que atua no Kiai Grupo.